ORNE — decor studio - Iluminação minimalista: conheça o estilo e saiba como aplicar nos ambientes

Iluminação minimalista: conheça o estilo e saiba como aplicar nos ambientes

O estilo minimalista é uma tendência muito popular no design de interiores, que dá prioridade à função em detrimento da estética.

A iluminação minimalista não tem folhos ou formas complicadas. Trata-se de função e praticidade, para que você possa desfrutar de uma sala sem ter que se preocupar se ela tem ou não boa aparência!

As principais características deste tipo de decoração são simplicidade, limpeza e modernidade. O objetivo é eliminar o excesso de informação no ambiente para que reste apenas o necessário: móveis, objetos decorativos, cores...

Um decorador minimalista tem olho para os detalhes e sabe como combinar cores e materiais que se complementam perfeitamente. Se você quiser aplicar este estilo em seu ambiente doméstico, fique aqui conosco hoje mesmo! Vamos falar mais sobre iluminação minimalista, como adicioná-la e modelos que facilitarão seu projeto de iluminação!

O que é uma iluminação minimalista?

A iluminação minimalista é um estilo que existe há muito tempo. É caracterizado pela simplicidade e elegância, que se tornaram suas principais características.

A iluminação minimalista visa atender ao estilo que aprecia o simples, o moderno e a delicadeza dos detalhes. Por mais ínfimas que sejam, são essenciais para o resultado final. É um estilo totalmente ligado à aparência e à estética, esta iluminação envolve formas geométricas, com desenhos tecnológicos e simples.

Que tipo de iluminação usar?

Para criar iluminação minimalista, o ideal é utilizar iluminação indireta através de molduras de teto e spotlights. Você também pode optar por lâmpadas de mesa ou de chão, sem esquecer o estilo básico de limpeza.

Vale lembrar que para criar um projeto de iluminação seguindo a decoração minimalista, deve-se considerar que tudo deve permanecer proporcional, com simetria e equilibrado em relação às luminárias, quantidade de móveis, tapetes, almofadas, etc.

A iluminação é um elemento chave no conceito minimalista. Este tipo de arquitetura procura criar espaços com menos materiais, o que significa que cada item se torna muito importante.

O uso de lâmpadas com tonalidades amareladas pode ajudar a criar uma atmosfera que seja ao mesmo tempo confortável e elegante.

Além disso, você também deve considerar o tipo de abajur que irá usar. Em ambientes minimalistas, muitas vezes vemos lâmpadas com formas simples e linhas retas. O uso de abajures com acabamento em cobre ou madeira é sempre bem-vindo aqui.

Para tornar este momento de escolha ainda mais fácil, conheça os tipos de iluminação para cada ambiente e crie um design de iluminação assertivo e elegante.

Como aplicar uma iluminação minimalista na decoração?

Para aplicar uma iluminação minimalista, você deve começar determinando quais áreas serão iluminadas: quartos, salas de estar, cozinhas e banheiros. A idéia principal é ter uma iluminação indireta, que pode ser obtida através da combinação de diferentes fontes de luz.

Concilie a a luz natural com a artificial

É essencial ter luz natural em casa. Isto pode ser conseguido através de grandes janelas ou clarabóias e até mesmo através de clarabóias no telhado. A iluminação proporcionada pela luz natural é mais confortável e mais saudável do que a artificial.

O uso de luzes artificiais nos permite controlar a quantidade de brilho em cada área, assim como sua temperatura de cor (quente ou fria). Entretanto, é importante não usar muita luz artificial porque ela pode causar tensão ocular ou dores de cabeça.

Destaque elementos decorativos e suas texturas

A melhor maneira de unir o minimalismo à sua iluminação, é enfatizar os elementos importantes da decoração, tais como as pinturas. Com a aplicação de pontos é descomplicado fazer uma direção para destacar estes objetos, e oferecer mais elegância ao espaço.

Outro aspecto que pode ser destacado através da iluminação é o uso de texturas e revestimentos em móveis ou paredes. A iluminação deve ser capaz de realçar estes detalhes sem sobrecarregá-los com demasiada luz ou criar um contraste desconfortável entre tons quentes e frios.

Escolha luminárias que se adaptem ao resto de sua decoração

A iluminação minimalista não precisa ser chata ou simples. Na verdade, ela pode melhorar sua decoração existente e torná-la mais interessante. Por exemplo, se você tiver um candelabro antigo em sua sala de jantar, você pode querer usar lâmpadas LED que emitem um brilho quente em vez de luz fria azulada. Isto criará uma atmosfera mais convidativa para os convidados quando eles vierem para jantar ou jantar de férias.

Utilize interruptores com dimmers que permitem a regulação de fluxo luminoso

Os interruptores com regulação da intensidade luminosa permitem controlar o brilho ou a intensidade da luz emitida pela lâmpada, usando um botão ou um interruptor deslizante na própria luminária de parede ou teto; isto significa que não haverá mais mexer no controle remoto! A melhor parte é que eles são fáceis de instalar você mesmo - tudo o que você precisa é de uma chave de fenda e uma tomada elétrica próxima (mais alguns conhecimentos básicos).

Espero que você tenha gostado de nosso post com dicas sobre como usar iluminação minimalista. Se nossas dicas ajudaram você a entender mais sobre iluminação minimalista e como aplicá-la, deixe um comentário abaixo.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.